Como deve ser a alimentação da mãe durante a amamentação?

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A Nutricionista dá dicas de alimentos saudáveis que são bons para a mãe e o bebê.

A alimentação da mãe durante a amamentação deve conter essencialmente alimentos in natura ou minimamente processados, para a produção do leite é necessária a ingestão de calorias e de líquidos além do habitual. Por isso, durante este período de amamentação, costuma haver um aumento do apetite e da sede e também algumas mudanças nas preferências alimentares.

No período de aleitamento materno, a mulher deve dar preferência a comidas feitas em casa e pratos que incluam alimentos naturais como frutas, legumes, verduras, arroz, feijão, carnes e ovos.

Algumas recomendações para uma alimentação adequada durante a lactação:

  • Consumir uma dieta variada, incluindo pães e cereais, frutas, legumes, verduras, derivados do leite e carnes;
  • Consumir três ou mais porções de derivados do leite por dia;
  • Esforçar-se para consumir frutas e vegetais ricos em vitamina A;
  • Certificar-se de que a sede está sendo saciada;
  • Evitar dietas e medicamentos que promovam rápida perda de peso (mais de 500g por semana);
  • Consumir com moderação café e outros produtos cafeinados.
  • Ingerir líquidos em quantidades suficientes para saciar sua sede. Líquidos em excesso devem ser evitados, pois não aumentam a produção de leite, podendo até diminuí-la.

 

 

Por: Jacira Cristine Alves Ramos

Nutricionista

CRN9 4147

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