Nutrição infantil

11 de outubro: Dia Mundial de Combate à Obesidade
11 de outubro de 2017
Alimentação: Outubro Rosa
23 de outubro de 2017

As experiências nutricionais no início da vida das crianças podem ter consequências permanentes. Para encorajar algumas mudanças de hábitos sadios de alimentação, esse artigo propõe entender melhor o percurso alimentar habitual e saber distinguir os problemas de alimentação comuns. A Nutrição Infantil é a área da Nutrição que se preocupa com a saúde e bem-estar das crianças, começando com os cuidados durante a gestação da mamãe passando pelos primeiros dias de vida, pré-escola, até a fase escolar. Quer entender mais? Veja a seguir!

O que os pais devem fazer para melhorar a qualidade da alimentação dos seus filhos?

Os pais têm um papel fundamental na promoção da alimentação saudável. Desde o começo, a escolha de amamentar dá um forte estímulo nutricional aos pequenos e pode auxiliá-los a regular melhor seu ganho alimentar. Os pais também podem:

  • Promover todos os dias alimentos saudáveis e nutritivos, como frutas e legumes;
  • Sempre prestar atenção a sinais de fome e de saciedade de seus filhos e servir porções apropriadas à sua idade, para evitar que comam demasiado;
  • Ensinar a seus pequenos a reconhecer seus sinais de saciedade e a comer sempre devagar;
  • Fazer com que a hora das refeições seja bastante agradável, sem estresse nem distração;
  • Proporcionar alguns acessórios apropriados para que seus bebês possam comer com mais facilidade (por exemplo, utensílios apropriados à sua idade, copos com bico tipo canudo, cadeirões altos) e encorajar as refeições em família sempre que possível;
  • Evitar o máximo expor as crianças às telas (televisão, computador, etc.) antes da idade de 2 anos, a partir desta idade, limitar o tempo passado diante de uma tela a 1-2 horas por dia. Encorajar seus filhos a manter atividade física.

Finalmente, um dos melhores meios de encorajar seus filhos a se alimentar de maneira bastante saudável consiste em dar o bom exemplo.

Os erros na alimentação da criança

Os pais são os grandes responsáveis pelo o aumento de peso de uma criança, aqueles que determinam o que se comem em casa e fora de casa. Geralmente, seja pelos seus erros, obsessões, ou pelo desconhecimento e ignorância dos pais, os pequenos comem mais quantidade de alimentos do que realmente precisam, e sua alimentação é muito rica em gorduras, açúcares, existentes em grande quantidade de carne, em alimentos pré-cozidos, e nos doces e bolos. São crianças que não comem alimentos sadios como verduras, legumes, frutas nem peixes.

A isso também se soma a que várias crianças ignorem e acabem saindo de casa sem tomar o café da manhã. Na última pesquisa sobre o aumento de peso na infância, entre outras coisas, constatou-se que 8% das crianças espanholas vão para a escola sem o café da manhã. O café da manhã é uma das refeições fundamentais do dia, e está diretamente implicada na regulação do peso.

Erros dos pais ao alimentar os seus filhos

– obrigar a criança a comer mais do que pode.
– premiar um bom comportamento com doces e outros alimentos que possui bastante calórias.
– castigar à criança sem alimentação por apresentar alguma conduta desfavorável.
– festejar qualquer acontecimento essencial da vida da criança proporcionando-lhe uma comida “sem qualidade”.
– permitir o consumo diário de doces, bolos, bebidas gasosas e açucaradas.
– favorecer, com frequência, pratos pré-cozidos pela falta de tempo.

 

 

Fonte: Conselhos de Mãe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar eBooks
WhatsApp chat