Diferentes tipos de Whey Protein
A escolha dos melhores whey protein para sua necessidade pode variar de acordo com o seu objetivo.
V- Concentrado: Além da proteína ele possui quantidades consideráveis de gorduras e carboidratos. Dessa forma, a digestão dele acontece de maneira mais lenta no organismo. O concentrado é indicado para pessoas que estão abaixo do peso, que além de massa muscular querem ganhar peso de uma forma geral
V- Isolado: O nome já diz muito sobre esse whey, como o principal composto desse suplemento é a proteína, o isolado conta com ela em sua composição de forma “pura”. Isto é, até 90% por porção é composta somente de proteínas. Seu consumo é feito por pessoas que estão mais interessadas no ganho de massa muscular, porém não podem ganhar gordura e realizam uma dieta mais restrita V- Hidrolisado: Normalmente o hidrolisado possui o maior valor de custo entre os três. Apesar de não ser tão “puro” quanto o isolado, contendo quantidades de gorduras e carboidratos, este whey é o que possui maior rapidez na absorção e digestão no organismo. Além de evitar a perda de nutrientes, ele também impede processos catabólicos após a realização da atividade física.
V- Blends de Whey: esses blends de proteínas ainda podem ter adição de outras frações de proteínas com absorção mais lenta, como a caseína e albumina, sendo indicados para lanches intermediários ou antes de dormir, períodos em que pode haver mais perda de massa muscular.
Os suplementos de whey protein podem ter adição de outros nutrientes, como vitamina e minerais. Deve conter, no mínimo, 10g de proteínas na porção pronta para o consumo e atender o mínimo de 50% do valor energético total proveniente das proteínas.
Algumas marcas adicionam mais glutamina e BCAA, além do que já está naturalmente presente. Também é possível encontrar algumas opções com adição de enzimas digestivas, que potencializam a quebra das proteínas e, consequentemente, otimizam a absorção e utilização dos aminoácidos.