Na hora de iniciar uma dieta, muitas pessoas focam apenas em uma meta: perder peso. O que mais querem é perder quilos, e de forma bem rápida de preferência. Porém, é sempre importante lembrá-las de que o peso trata-se não só de quantidade, mas também de qualidade, característica que pode ser avaliada a partir do exame de bioimpedância.
A bioimpedância é um exame que avalia a composição corporal de uma pessoa por meio da passagem de uma corrente elétrica imperceptível pelo corpo.
É interessante que o exame seja realizado no consultório do nutricionista, pois a partir de seus resultados, estratégias diferentes de alimentação podem ser traçadas. O que se avalia na bioimpedância?Com um único exame de realização rápida, podem ser determinados os seguintes parâmetros:
Por que fazer?
A análise feita pelo exame de bioimpedância permite avaliar a condição do corpo no momento. Ela guia o tipo de dieta específico para aquela pessoa (dieta para ganho de massa muscular, para perda de gordura corporal, entre outros), proporcionando um atendimento individualizado.
É um método mais apurado e confiável que o uso do adipômetro para avaliação da composição corporal. Além disso, permite um acompanhamento mais minucioso das mudanças corporais, monitorando o ganho ou perda da massa muscular e de gordura.
É bastante utilizado por atletas, mas também é muito útil para pessoas que desejam emagrecer ou ganhar massa muscular de forma saudável.
O exame de bioimpedância reflete o momento atual da composição corpórea. Aqui no meu consultório tenho privilégio de ter duas balanças de bioimpedancia e ambas fazem o mesmo exame.