O ano começou e você ai perdida em como deixar seus maus habitos alimentares para tras e ganhar novos de maneira SAUDAVÉL.
- Iniciei pela despensa e pela geladeira: tenha em casa somente alimentos saudáveis e de baixas calorias. Não vá ao supermercado com fome para evitar exageros nas compras de alimentos. Assim evitar com que você extrapole em seu objetivo.
- Estabeleça metas fáceis de serem atingidas
FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES
- Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras. As frutas e as verduras são ricas em vitaminas, minerais e fibras e devem ser consumidas em todas as refeições. Sempre que possível, coma os legumes e as frutas com as cascas, para aproveitar as fibras nelas contidas.
- Ao temperar suas saladas, cuidado para não abusar da maionese e dos molhos prontos, que têm muitas calorias.
- Prefira frutas da época. É mais saudável, ecológico e econômico. Consuma os sucos de frutas logo após seu preparo, pois a ação do ar e da luz altera seu valor nutritivo.
- As frutas são fontes de fibras, auxiliando a regulação do trânsito intestinal. Elas também são ricas em vitaminas e minerais e contribuem para o bom trabalho do sistema imunológico, para o crescimento, para o transporte de oxigênio e para o metabolismo de nutrientes.
- Prepare os legumes no vapor, a fim de preservar os nutrientes. Quanto maior o contato com a água, maior será a perda de nutrientes. Quando cozinhá-los em água, reaproveite-a para preparar outros pratos, como risotos, sopas, etc.
Vamos mexer o corpo te garanto faz bem pro corpo e pra alma : Iniciei uma atividade física
ESTRATÉGIAS COMPORTAMENTAIS, sim elas são muito importantes, Se você não está bem nada irá bem
É preciso:
- aprender a se motivar;
- lembrar qual é a função do alimento e qual é a real necessidade de você comer algo fora do horário;
- entender que a pratica da atividade física regular e da alimentação saudável é recomendada para todos, independente da idade ou do seu peso (salvo contra-indicações médicas);
- Parar de arrumar desculpas, e não se enganar;
- Comer devagar, mastigando bem os alimentos;
- Não associar as refeições a outras atividades como ver TV, usar computador
- Controlar o “desejo de comer”, regular-se pela fome;
- Evitar ingerir alimentos diretamente de panelas, pacotes, sacos ou potes (para facilitar a percepção da quantidade que está sendo ingerida)
- Ter em casa apenas alimentos saudáveis;
- Identificar situações de risco para alimentação inadequada (ansiedade, tristeza, conflitos interpessoais, festas, casa de familiares, finais de semana)
- Planejar e buscar a solução para as situações de risco (como comer fora de casa, ir a festas, sair com os amigos, etc.)
Por: Jacira Cristine Alves Ramos
Nutricionista, CRN9 4147